Cetogenese

Qual é a cetogênese?

Em condições fisiológicas, o corpo humano deriva sua energia a partir da oxidação aeróbica do glicogênio hepático (um polímero de glicose) no Ciclo de Krebs. A reserva de glicogênio no fígado garante fornecimento de energia por um dia. Uma vez que as lojas de glicose hepática estão esgotados, o corpo tem de encontrar outro "combustível" para produzir energia. Músculos esqueléticos e todas as outras partes do corpo humano, o sistema nervoso excluídos, extrair energia a partir do acetil-CoA, que é o resultado da oxidação de ácidos graxos Beta. O cérebro, ao contrário, só pode derivar de energia a partir da glicose.

A fim de fornecer energia para o cérebro, o fígado utiliza o processo de gliconeogênese. Ele consiste na formação "ex novo" de moléculas de glicose que o cérebro pode usar como fonte de energia. O processo de gliconeogênese começa a partir do 'oxaloacetato' molécula.

Oxaloacetato é obtida mudando a cadeia de carbono de muitos aminoácidos (em vermelho na figura) através de reações enzimáticas que são parte do ciclo de Krebs

Este processo, no fígado faz com que:




- Biossíntese endógena de glicose, usando esqueletos de carbono de "ácidos glucogenic'amino como precursores da glicose" (A estrutura de aminoácidos glicogênicos pode ser convertido, através de reações enzimáticas, em oxaloacetato e, conseqüentemente, em glicose).

- Excedente de Acetil CoA, que é o segundo reagente da primeira fase do ciclo de Krebs.

 

Neste propósito, para ser capaz de atingir tecidos extra-hepáticos, ele deve ser convertido em moléculas solubile sangue. Estas moléculas são os corpos cetônicos chamados. Enzimas hepáticas converter duas moléculas de Acetil CoA para acetoacetato. Mais tarde, a partir desta reação, mais dois corpos cetônicos, acetona e D-beta-hidroxibutirato, será formada.

Corpos cetônicos são compostos altamente energéticos que, circulando no sangue, atingir os tecidos extra-hepáticos (músculo esquelético, miocárdio, córtex renal, etc). Nos tecidos extra-hepáticos corpos cetônicos serão re-convertido em acetil CoA, que será capaz de entrar no ciclo de Krebs.


 

Na verdade, apenas o fígado tem a enzima gliconeogênese. Conseqüentemente, em outros distritos, oxaloacetato está disponível para reagir com o acetil-CoA no ciclo de Krebs, sendo capaz de produzir energia.

Com a produção de corpos cetônicos, o corpo pode:

- Preserve o funcionamento do cérebro, proporcionando, através do processo de gliconeogênese, um suprimento adequado de glicose

- Fornecer acetil-CoA, derivados da oxidação β dos ácidos graxos, para outros tecidos, a fim de assegurar um fornecimento adequado de energia.



 

A dieta cetogênica, usa de uma maneira controlada, a formação de corpos cetônicos em nosso corpo, quando submetido a um regime de jejum. Acção adelgaçante, focado exclusivamente na perda de massa de gordura corporal, é obtido por uma perfusão contínua (90 ml por hora) de aminoácidos glicogênicos dissolvida em dois litros de água mineral por dia.

Isso garante a disponibilidade de carbono esqueletos, de que para obter oxaloacetato (e, portanto, a glicose para o cérebro), sem afetar a massa do músculo do corpo. No entretanto, para fins energéticos, através de corpos cetônicos o corpo vai promover a β-oxidação de ácidos graxos, a fim de suprir todos os tecidos com acetil-CoA. Corpos cetônicos são então expelidos através da urina.

Durante o tratamento o paciente, deve em um dia basus verificar a presença de corpos cetônicos na urina. Este teste pode ser feito facilmente em casa. Um sinal positivo da cetogênese atesta o bom funcionamento da terapia. Continuativo estresse sobre os rins para filtrar os corpos cetônicos e compostos nitrogenados derivados de transaminação de proteína para a produção de oxaloacetato, é limitar a duração da dieta cetogênica a não mais de 10 dias consecutivos.

Após um período de duas semanas de regime alimentar equilibrado, e conseqüente retorno aos valores normais de corpos cetônicos no plasma do paciente pode iniciar um novo ciclo da dieta cetogênica.

DietTube® is an international registered trademark and Patent Pending USA | Norms of Use of Diet Tube website